1. O humor, na charge abaixo, decorre de:

2. Observe atentamente a tirinha abaixo.

Com relação ao texto visual acima, pode-se afirmar que:

3. Um caipira chega à casa de um amigo que está vendo TV e pergunta:

– E aí, firme.
O outro responde:
– Não, futebor.
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero.

4. Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de:

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886, no Recife, Pernambuco. Aos dez anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1897 a 1902. Mais tarde, formou-se em Letras. Em 1903, começa a estudar Arquitetura na Faculdade Politécnica em São Paulo. No entanto, abandona o curso pois sua saúde fica frágil. Diante disso, procura curar-se da tuberculose em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Suíça, onde permanece durante um ano. De volta ao Brasil, em 1914, dedica-se a sua verdadeira paixão: a literatura. Durante anos de trabalhos publicados em periódicos, publica seu primeiro livro de poesias intitulado “A Cinza das Horas” (1917). Nessa obra, merece destaque a poesia “Desencanto” escrita na região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis, em 1912, durante a recuperação de sua saúde. Manuel Bandeira publicou uma vasta obra até sua morte, desde contos, poesias, traduções e críticas literárias. (www.ebiografia.com.br)

5. Evandro como professor de biologia sabe que a prática de atividade física é de grande importância para o melhor rendimento cognitivo do ser humano.

Diante disto, ele começou a realizar uma atividade que ‘viralizou’ nas redes sociais, foi a PRÁTICA DE EXERCÍCIOS EM JEJUM. Mediante desta nova vertente dietética, não defendida pela maioria dos nutricionistas, podemos dizer que o indivíduo que realiza esta atividade induz a:

6. Em uma festa na cidade, um grupo de amigos percebe que um dos seus colegas estava desmaiado devido ao excesso de álcool ingerido, caracterizando um COMA ALCOÓLICO.

Diante do conhecimento sobre este processo metabólico podemos dizer que:

7. Na digestão humana há a participação de uma série de enzimas, tanto gástrica com entéricas.

Essas enzimas têm um importante papel diminuindo a energia de ativação, e com isto aumentando a velocidade das reações no organismo. Um bom exemplo está na ação da pepsina sobre as proteínas, desta forma podemos dizer que:

8. Na maternidade Cândida Vargas deu entrada na madrugada da sexta feira uma jovem mãe com o tipo sanguíneo B negativo, a mesma realizou a parturição a uma menina B positivo.

Esses tipos sanguíneos são condições para que um futuro filho desta mãe possa vir a apresentar a eritroblastose fetal. Verificada tal situação, para evitar que a segunda criança desenvolva a doença a equipe médica procedeu da seguinte forma

9. As transmissões de uma emissora de rádio são feitas por meio de quatro antenas representadas, no plano cartesiano, pelos pontos A, B, C e D, conforme figura abaixo.

Nesse contexto, desprezando-se a altura das antenas e supondo-se que cada antena tem um raio de abrangência de, no máximo, uma unidade de comprimento, pode-se afirmar que

10. O gráfico a seguir, obtido a partir de dados do Ministério do Meio Ambiente, mostra o crescimento do número de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Se mantida, pelos próximos anos, a tendência de crescimento mostrada no gráfico, o número de espécies ameaçadas de extinção em 2012 será igual a

11. O reservatório de água de certo edifício tem a forma de um paralelepípedo reto retangular com base de dimensões internas 3m × 4m , conforme a figura abaixo.

De acordo com as condições do edifício, por medida de segurança, recomenda-se que, no reservatório, deve ficar retida uma quantidade de água correspondente a 24 m3, para combater incêndio. Para atender essa recomendação, o ponto de saída da água, destinada ao consumo diário dos moradores e do condomínio, deve ficar a uma determinada altura (h) do fundo do reservatório, de modo que a água acumulada no reservatório até essa altura seja destinada para combate a incêndio. Nessas condições, a altura (h) da saída da água para consumo diário deve ser, pelo menos, de:

12. Devido à ameaça de uma epidemia de sarampo e rubéola, os 400 alunos de uma escola foram consultados sobre as vacinas que já haviam tomado.

Do total, 240 haviam sido vacinados contra sarampo e 100 contra rubéola, sendo que 80 não haviam tomado dessas vacinas. Tomando-se ao acaso um aluno dessa escola, a probabilidade de ele ter tomado apenas a vacina contra rubéola é de:

13. O esquema a seguir mostra um fluxograma simplificado do processo de produção do polietileno seguindo duas rotas, a da cana-de-açúcar e a do petróleo.

Na produção do polietileno usado para a produção de matéria prima para produção de sacolas plásticas vem do petróleo. O “plástico verde”, vem da cana-de-açúcar.

(PITT, Fernando D. et al. Desenvolvimento histórico, científico e tecnológico de polímeros sintéticos e de fontes renováveis. Revista da Unifebe, Santa Catarina, n. 9, 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2019.)
A produção de polietileno por meio da cana-de-açúcar pode ser entendido como:

14. A quimiluminescência é a produção de radiação luminosa eletromagnética (inclusive ultravioleta e infravermelho) por uma reação química.

Quando está radiação é emitida por um sistema químico presente em um organismo ou dele derivado, acaba sendo conhecida como bioluminescência. [...] Como exemplo, tem-se dois compostos que participam como substrato em reações de quimiluminescência: o luminol e o isoluminol, cujas estruturas químicas estão representadas a na imagem acima.

(FERREIRA, E. C.; ROSSI, A, V. A quimiluminescência como ferramenta analítica: do mecanismo a aplicações da reação do luminol em métodos cinéticos de análise. Química Nova, Campinas, v. 25, n. 6, 2002.)
Estes dois compostos tem praticamente o mesmo comportamento frente à radiação, pois apresentam em comum:

15. O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev.

O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.
(http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2019-international-year-of-the-periodic-table-of-chemical-elements/acesso em 02 set. 2019)
O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área.
Assim pode-se concluir que estudo das propriedades desses elementos pode contribuir para o desenvolvimento

16. O diálogo narra o frentista do posto explicando à consumidora sobre o combustível B2, constituído de 2% de biodiesel em mistura com 98% de diesel comum. Sob o ponto de vista ambiental, é mais vantajoso utilizar o:

17. Povos isolados ou “tribos perdidas”, são comunidades que, por escolha ou por circunstâncias, viveram em isolamento total ou sem contato significativo com a sociedade envolvente.

Poucos povos têm permanecido totalmente sem contato com a civilização dominante. A maioria dos povos isolados está localizada em áreas de floresta densa na América do Sul e na Nova Guiné, havendo ainda alguns grupos nas Ilhas Andamão, na Índia. A descoberta da existência desses povos geralmente acontece após encontros, às vezes violentos, com tribos vizinhas ou, casualmente, durante filmagens aéreas. Como as tribos isoladas têm baixa imunidade a doenças comuns, 50% a 80% dos seus integrantes podem adoecer e morrer logo após os primeiros contatos.
Fonte: http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/11/indios-de-tribo-isolada-na-amazonia-sao-fotografados-pela-1-vez-em-rr.html acesso em 07/03/2019
O texto e a imagem retratam a existência atual de povos originais que vivem isolados em áreas densas de florestas. Atualmente, ativistas dos direitos indígenas pedem que tais grupos sejam deixados isolados, respeitando-se o seu direito de:

18. Traços fortes da África podem ser encontrados em variados aspectos da cultura brasileira, como a música, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste. Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira acesso em 07/03/2019. A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta:

19. Observe os textos abaixo e responda.

Texto 1
“O texto final da Constituição de 1891 considerou eleitores ‘os cidadãos maiores de 21 anos’, que se alistassem na forma da lei. João Barbalho julgou que o fato de não ter sido aprovada qualquer das emendas dando direito de voto às mulheres importava na exclusão destas, em definitivo, do eleitorado.” (BARBALHO, João.Constituição Federal brasileira Rio de Janeiro: Lytho-Typographia, 1902. p. 291).
Texto 2
O Código Eleitoral de 1932 foi instituído durante o governo provisório, por meio do Decreto nº 21.076, com o objetivo de reformar a legislação eleitoral existente no país. Foi a partir de então que passamos a adotar o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional de votação. Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2013/Fevereiro/primeiro-codigo-eleitoral-do-brasil-completa-81-anos acesso em 07/03/2019.
Sobre o sufrágio feminino no Brasil, vale ressaltar que:

20. Qual situação abaixo está relacionada a frequência da onda sonora?

21. Qual é a função do airbag em uma colisão?

22. Quando um raio atinge um carro, por que os passageiros não são eletrocutados?

23. Quando você está na lanchonete tomando um suco num copo com canudo, por que o líquido sobe em direção à sua boca?

24. A palavra “rede” sugere momentos nos quais “se está em contato” intercalados por períodos de movimentação a esmo.

Nela, as conexões são estabelecidas e cortadas por escolha. A hipótese de um relacionamento “indesejável, mas impossível de romper” é o que torna “relacionar-se a coisa mais traiçoeira que se possa imaginar”. Mas uma “conexão indesejável” é um paradoxo. As conexões podem ser rompidas, e o são, muito antes que se comece a detestá-las. (BAUMAN, Z. Amor líquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. P. 12)
O autor pretende demonstrar que na chamada pós-modernidade o processo de socialização possui uma nova configuração marcada:

25. LEIA:

(Disponível em: http://www.controversia.com.br/blog/24010)
A dominação masculina, que constitui as mulheres como objetos simbólicos, cujo ser (esse) é um ser-percebido (percipi), tem por efeito colocá-las em permanente estado de insegurança corporal, ou melhor, de dependência simbólica: elas existem primeiro pelo, e para, o olhar dos outros, ou seja, enquanto objetos receptivos, atraentes, disponíveis. Delas se espera que sejam “femininas”, isto é, sorridentes, simpáticas, atenciosas, submissas, discretas, contidas ou até mesmo apagadas. E a pretensa “feminilidade” muitas vezes não é mais que uma forma de aquiescência em relação às expectativas masculinas, reais ou supostas, principalmente em termos de engrandecimento do ego. Em conseqüência, a dependência em relação aos outros (e não só aos homens) tende a se tornar constitutiva de seu ser. (BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. Do original La Domination Masculine, 1998, p. 82). Ao trabalhar a noção de Dominação Masculina, o sociólogo francês Pierre Bourdieu entende que ela é uma forma de:

26. A obra “O Príncipe”, escrita por Maquiavel em 1513, e publicada postumamente em 1532, se transformou em sua obra-prima.

O livro, um manual sobre a arte de governar, foi inspirado no estilo político de César Bórgia um dos mais ambiciosos comandantes italianos, que ficou conhecido por seu poder e atrocidades que cometeu para conseguir o que queria. Maquiavel viu nele o modelo para os demais governantes da época. O príncipe é um livro rico em metáforas que ampliam o imaginário humano acerca de qual é o comportamento ideal a ser seguido pelo governante.
Nesse sentido Maquiavel recomenda que sendo obrigado a agir como um animal, deve o príncipe valer-se das qualidades da raposa e do leão, pois

27. De certo modo, a história da técnica se confunde com a história da humanidade.

Tornamo-nos humanos na medida em que nos separamos da natureza: ao menos esse é o nosso mito originário “ocidental”. Prometeu presenteou a humanidade com o fogo, ou seja, com o saber técnico, e foi castigado por isso. Zeus não o perdoou por tornar os humanos inteligentes como os deuses.
Já em outro veio poderoso dessa tradição, no Antigo Testamento, quando, no Gênesis, Deus nos expulsou do Paraíso, condenou-nos ao trabalho duro e a suar para podermos garantir o nosso sustento. Segundo o relato, Ele nos deu vestes, os primeiros produtos de uma técnica ainda divina. O homem trabalhador é o homem que vai depender cada vez mais de técnicas.
(Folha de São Paulo – Ilustríssima 17 de fevereiro de 2019.)
O filósofo Hans Jonas dedicou os últimos anos de sua longa vida (1903-1993) à construção de uma nova ética da responsabilidade, pautada

28. A análise geográfica sobre o gráfico revelam que:

29. Os novos contextos geopolíticos deram um novo significado as fronteiras nacionais devido a:

TEXTO I
As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.
CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.
TEXTO II
As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

30. A charge abaixo tem importantes personagens da atual ordem geopolítica e seus contornos.

Um deles, com um míssil nas mãos, define-se como “perigoso”; o outro, com o dedo em riste, sustenta: “todos nós somos!”; o terceiro reflete: “alguns são mais perigosos do que outros…”. O diálogo representado na charge conjuga